- Georgia Ayres Centro de Estética Canina
- 3 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de nov. de 2024
Além de controlar a oleosidade e o odor, dar banho no seu amiguinho de estimação elimina a sujeira e as eventuais doenças causadas pela falta de higiene

Que tomar banho é um ato primordial de higiene, essencial para a saúde, todo mundo sabe. Mas, e quando o sujinho da casa é o seu animal de estimação, você deve ou não lavá-lo? O banho - e a tosa - pode sim ajudar a manter a saúde do seu pet, além de garantir um convívio mais agradável com o seu cão ou gato, que ficará limpinho, cheiroso e higienizado.
Mas qual a frequência ideal para que esse tipo de limpeza aconteça? A verdade é que cada raça de cão ou de gato tem suas próprias particularidades e, por isso, cada caso deve ser analisado isoladamente – já que a necessidade e a constância desta higienização serão determinadas, justamente, por estas características.
Outro hábito positivo é o de escovar o seu pet antes do banho e, caso você mesmo coloque seu amigo no chuveiro, saiba que o ideal é utilizar produtos próprios para eles – e aproveitar para higienizar áreas importantes, como dentes e ouvidos.
Em casa ou no petshop?
Realizar o banho e a tosa em um petshop é a opção mais recomendada, pois profissionais capacitados sabem lidar com o animal, com carinho e paciência. Num ambiente preparado, também serão feitas a higiene dos ouvidos, das unhas e, quando preciso, uma tosa apropriada - sem medo de errar. Por isso, vale muito a pena procurar por lugares adequados na hora de banhar o seu amiguinho, como a Georgia Ayres Centro de Estética Canina, em São Pedro da Aldeia, referência na região e groomer premiada no Brasil e no exterior.
Falando em tosa, vale destacar que a quantidade da pelagem do seu animalzinho será um fator determinante do trabalho, e que deve ser observada – já que, ao contrário do que muitos pensam, a tosa não é um processo que serve apenas para deixar o seu pet mais bonito e, sim, algo que pode evitar acidentes e a ajudar a manter a saúde do animal. A tosa higiênica, por exemplo, apara os pelos em excesso de partes do corpo como a barriga, patas e região íntima, além de evitar, também, o acúmulo de pelagem nos coxins (almofadinhas da sola das patas). Por consequência, este serviço evita o acúmulo de sujeira e de doenças causadas por resíduos que ficam escondidinhos em cantos que não notamos. Portanto, fazer este trabalho sozinho, em casa, não é um opção auspiciosa.
O banho e a tosa ainda são responsáveis por eliminar as bactérias e fungos que ficam no pelo e podem desencadear várias doenças. Eliminando os pelos mortos, a chance de bactérias se instalarem nos animais são bem menores, o que traz mais saúde e qualidade de vida para seu animal de estimação. Portanto, uma coisa é certa: os cuidados com a higiene dos bichinhos beneficiam não só a saúde dos demais membros da família, mas também promovem o bem-estar e desenvolvimento saudável dos pets.
Para o seu pet ficar limpinho:
Georgia Ayres Centro de Estética Canina
(22) 2627-4246 / RJ 140 - KM 2- Número 513 - Loja 2 - São Pedro da Aldeia