Um inimigo silencioso
- Georgia Ayres Centro de Estética Canina
- 20 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de nov. de 2024

O temido verme do coração é transmitido por uma picada de mosquito e pode tirar a vida do seu bichinho de estimação
Tosse crônica, fraqueza, falta de vontade para brincar, correr ou passear, respiração acelerada, perda de peso. Se o cão demostrar um ou todos os sintomas descritos aqui, fique atento: ele pode ter sido infectado pela dirofilariose canina. Popularmente conhecida como verme do coração, trata-se de uma doença causada pelo parasita dirofilaria immitis, que se aloja dentro do coração do seu pet e traz problemas muito sérios para a sua saúde.
O verme é transmitido através da picada de um mosquito infectado - inclusive, o Aedes aegypti é um dos transmissores - onde são liberadas as larvas do dirofilaria immitis,, que se alojam no tecido subcutâneo do cachorro e migram, depois, para a corrente sanguínea, chegando e se alojando no coração.

O infectado pode conviver por anos com o verme sem apresentar qualquer sinal da doença. Quando os sintomas aparecem, ela já está avançada. Por isso é tão importante levar a sério a limpeza de quintais, vasos de plantas etc, tão recomendada, por exemplo, para evitar a dengue e outras doenças causadas por mosquitos. Fazer de tudo para que o seu animalzinho não seja picado por mosquitos ainda é a melhor opção para que a dirofilariose não aconteça.
Atribuído principalmente às regiões litorâneas, o parasita costuma ser transmitido também para os gatos - e até para os humanos. O diagnóstico pode ser feito por um médico veterinário e confirmado por exames complementares, como a sorologia específica para dirofilariose.
Como evitar
Além do que já foi dito acima (evitar focos de mosquitos), existem produtos de prevenção à dirofilariose, como as pipetas de uso sobre a pele e os comprimidos que devem ser administrados mensalmente. Atualmente, há também a opção de um produto injetável que protege o animal por um ano após uma única dose.
Seja atento ao comportamento do seu animal de estimação, cuide do ambiente em que ele vive e, observando alguma mudança de comportamento ou desconforto, procure orientação de um veterinário em empresas de renome, como a Georgia Ayres Centro de Estética Canina, em São Pedro da Aldeia, onde você pode consultar seu pet com veterinários comprometidos e atualizados, com hora marcada.
Para uma boa consulta:
Georgia Ayres Centro de Estética Canina
(22) 2627-4246 / RJ 140 - KM 2- Número 513 - Loja 2 - S
Comments